POR CHICO XAVIER

O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS E DOS ADULTOS

REFLEXÃO COM ORQUIDEAS

AOS PAIS E AOS FILHOS ( NAÕ DEIXEM DE LER)

CONSELHOS DE BILL GATES

O QUE OS OUTROS VAO PENSAR DE NOS?

LIBERDADE POR MILLÔR FERNANDES

1 – Só existe um modo de ser livre: ser o opressor.

2 – O escravo quase sempre é colaborador de sua escravidão.

3 – A Constituição, que institui que todo homem tem direito à liberdade, não conhece o homem padrão. Ele tem que ser obrigado à liberdade.

4 – A liberdade absoluta só existe em momentos-limite, quando não se tem mais nada a perder [eco da frase famosa que encerra Um Inimigo do Povo, de Ibsen: "o homem mais livre é o que está mais só"]

5 – A satisfação de nosso ego (liberdade) só é alcançada em detrimento de algum outro (ou de muitos outros) egos. Portanto a liberdade – mesmo utópica – só poderá ser a média da satisfação de todos os egos. Uma insatisfação. Uma mediocridade.

6 – Deve-se exigir toda liberdade dos que estão acima. E ser leniente na exigência de contrapartida dos que estão abaixo. Mas o contrário é mais factível.

7 – O carcereiro não pode vigiar o prisioneiro o tempo todo. O encarcerado pode fugir a qualquer descuido. Donde o prisioneiro ser (filosoficamente) mais livre do que o carcereiro

8 – As prisões mais sujas, todos sabem, são as mais livres [o que contraria o entendimento de quem realmente já teve como ver uma prisão. Quando ficam livres da vigilância do Estado repressor, a primeira coisa que os prisioneiros fazem é organizar uma sociedade baseada em autoridade, como a policial]

9 – Ninguém pode nos dar liberdade. Mas qualquer um pode tirar, a começar pelos pais, trazendo-nos ao mundo em condições inadequadas.

10 – Com liberdade total o mais forte domina o mais fraco em nome de sua liberdade, o inteligente espezinha o mais ignorante em nome de sua inteligência, o mais belo seduz mais em detrimento do fisicamente destituído. Franklin, ao fazer o lema da revolução francesa Liberdade, Igualdade e Fraternidade, usou o elemento conciliador e humanístico Fraternidade para sugerir um equilíbrio impossível no paradoxo Liberdade x Igualdade.