Paul Valéri PENSAMENTOS


 A interrupção, a incoerência, a surpresa são as condições habituais da nossa vida. Se se converteram inclusivamente em necessidades reais para muitas pessoas, cujas mentes só se alimentam […] de mudanças súbitas e de estímulos permanentemente renovados […] Já não toleramos nada que dure. Já não sabemos como fazer para conseguir que o aborrecimento dê fruto. Então, todo o tema se reduz a esta pergunta: A mente humana pode dominar o que a mente humana criou?"


Nossos pensamentos mais importantes são os que contradizem nossos sentimentos.


Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador.


O orgulho mais inacessível nasce principalmente de uma impotência.


É por vezes um espinho oculto e insuportável, que temos cravado na carne, que nos torna difíceis e duros para com toda a gente.


Convicção - Palavra que permite pôr, com a consciência tranquila, o tom da força ao serviço da incerteza.


O estado de espírito de negação precede frequentemente a ocasião de negar. Antes que tenhas falado, se me és antipático, a minha negação está pronta, digas o que disseres - pois é a ti que eu nego.


Toda a discussão reduz-se a dar ao adversário a cor de um tolo ou a figura de um canalha


A história justifica tudo quando se quer. Ela não ensina rigorosamente nada, pois contém tudo e dá exemplos de tudo.


As coisas a propósito das quais encontramos mais depressa as mais justas e vigorosas palavras, são certamente aquelas que estamos vocacionados para fazer ou para aprofundar.


O número dos nossos inimigos varia na proporção do crescimento da nossa importância. Acontece o mesmo com o número dos amigos.


Quando atingimos o objetivo, convencemo-nos de que seguimos o bom caminho.


Quem se apressa é porque compreendeu: não devemos demorar as coisas; surpreender-nos-ia que os mais claros discursos fossem feitos de termos obscuros.


Sendo a moda a imitação de quem pretende dar nas vistas àqueles que não o desejam, resulta daqui que ela muda automaticamente. Mas os comerciantes acertam esse relógio.

que tem sido acreditado por todos, e sempre, e em toda a parte, tem toda a probabilidade de ser falso.

Nada, na história, serve para ensinar aos homens a possibilidade de viverem em paz. É o ensino oposto que dela se destaca - e se faz acreditar.

A tática arruina a estratégia; a batalha que se ganhara harmoniosamente no papel perde-se em pequenas coisas no terreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe com seus amigos.
Share with your friends.
Compartir con tus amigos.
與朋友分享
Mit Deinen Freunden teilen
Partager avec vos amis
حصة مع أصدقائك